domingo, 10 de abril de 2011

Motorista especial

Por causa dos avanços tecnológicos, cada vez mais autoescolas se especializam em atender o público que antes não podia dirigir


Por Mariana Batista




Para alguns que vão começar a dirigir um carro adaptado (foto acima) ou simplesmente automático isso acaba sendo um mistério. Para outros que estão tirando a primeira habilitação entrar em um carro e sair dirigindo torna-se um horror, provocando um nervosismo que está sempre à flor da pele.

Um carro adaptado para motoristas portadores de deficiência é parecido com o que estamos acostumados a dirigir: câmbio, acelerador, freio e embreagem. O que muda é a disposição dos equipamentos. A mudança acontece no caso da moto, que é completamente adaptada. Existem dois modelos disponíveis, uma parecida com a comum, porém automática, com todos os comandos no guidão, e um triciclo (foto abaixo), para pessoas que não possuem firmeza nas pernas.



O instrutor José Nilton Ferreira trabalha há 10 anos na área. Ele conta que a segurança é o fundamental durante as aulas, pois somente assim é possível transmitir ao aluno e futuro condutor a confiança necessária. Ferreira fez o curso para instrutor de prática veicular e se especializou em aulas para deficientes físicos, auditivos e com nanismo. O professor dá aulas para as categorias de moto e carro. Na autoescola em que trabalha são cerca de 20 adaptações para os carros, porém é comum o aluno usar somente o carro automático e não precisar de nenhuma adaptação.

Um exemplo de motorista especial é a comercial de vendas, Sandra Primer. Sandra já possuía carteira de motorista, mas devido uma cirurgia na mão esquerda, para se livrar da síndrome do túnel do carpo - que provoca dores insuportáveis no pulso - ela perdeu a sensibilidade da mão, e por isso, sentindo dificuldades na hora de dirigir teve que voltar à autoescola.

Sandra está fazendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) especial. Segundo ela, é necessário para que possa se locomover, e decidiu pela CNH especial, mesmo contra a vontade de sua filha.

Para quem vai tirar a primeira habilitação, o procedimento é o mesmo de uma habilitação comum. Aulas teóricas duram de 9 a 11 dias e as aulas práticas 20 dias.

Se a ideia é mudar sua habilitação para especial, o pré-cadastro e o exame médico também devem ser feitos, e em seguida as aulas práticas, que variam de acordo com escola. A média são duas aulas para que o aluno conheça o carro.


Tipo de deficiências que têm direito as isenções de Impostos

- Paraplegia (paralisia de ambos os membros inferiores e, geralmente, da região dorsal inferior);

- Paraparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo dos membros inferiores que não perderam inteiramente a sensibilidade e o movimento);


- Monoplegia (paralisia de um só membro ou grupo muscular);


- Monoparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo de um só membro que não perdeu inteiramente a sensibilidade e o movimento);


- Triplegia (paralisia de três membros);


- Tetraparesia (paralisia “parcial” dos quatro membros, pois há  um pouco de força em alguns deles).


- Triparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo de três membros que não perderam inteiramente a sensibilidade e o movimento).


- Hemiplegia (paralisia de uma parte do corpo; exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho da função);


- Hemiparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo de um dos lados do corpo que não perdeu inteiramente a sensibilidade e o movimento);


- Amputação ou ausência de membro;


- Paralisia cerebral;



- Membros com deformidade congênita adquirida;

- Câncer de mama (nos casos comprovados por médicos que a pessoa perdeu a força nos membros)

Um comentário:

  1. Sou portador de tetra-paresia por distrofia Muscular de Cinturas, comprei um Monza mas ainda não pude adaptá-lo, até por que ainda não sou condutor (não sou habilitado); mas pretendo entrar em uma auto-escola especializada.

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